Redigido em 26 de outubro de 2014
Após 10 meses de experiência, posso afirmar que estou me divertindo muito. Os resultados em termos da minha aprendizagem ainda são totalmente inconclusivos, mas a minha expectativa de que o processo seria envolvente e uma ótima forma de descansar das minhas obrigações diárias tem se confirmado completamente.
Uma grata surpresa está sendo o quanto estou gostando de conhecer o cinema chinês. Já assisti 26 filmes chineses, e desses considero que 21 são bons ou excelentes. (Tenho os nomes dos filmes apenas em inglês, mas se alguém se interessar, posso colaborar para conseguir os nomes em português.)
Outro aspecto muito estimulante da experiência foi a participação, durante alguns meses, da minha filha de seis anos de idade. Ela é totalmente bilíngue (inglês e português), está estudando e já se comunica em espanhol, e conhece umas 100 ou 200 sinais em American Sign Language. Portanto, ela tem uma visão bastante precoce sobre a aquisição de idiomas e conseguiu entender bem o propósito e o método por trás da minha experiência. Foi ela que quis me acompanhar. Assistimos muitos desenhos chineses juntos (especialmente Boonie Bears) e alguns filmes de Disney dublados. Foram momentos especiais que passamos juntos! Embora ela aparentemente tenha desistido da experiência, pode ser que ela a retome em algum momento futuro.
Recentemente, tenho começado a participar de fóruns de estudantes de mandarim e de outros idiomas. Os outros participantes tendem a ser pessoas altamente inteligentes e com uma visão bastante amadurecida sobre a linguística aplicada (que nem sempre coincide com a minha!). Espero, ao longo da minha experiência, travar muitos contatos desse tipo e me articular com uma comunidade internacional de estudantes, autodidatas, teóricos e entusiastas do mandarim e de línguas estrangeiras em geral.